quarta-feira, 26 de maio de 2010

Para Serra, governo da Bolívia é 'cúmplice do tráfico'


O governo de Alvaro Uribe na Colômbia vem aumentando sistematicamente o combate a narcoguerrilha das FARC, com apoio logiístico dos EUA, Uribe, tem conseguido diminuir a área plantável e reduzir o escoamento da cocaína para fora do país. Até a 5 anos atrás a Colômbia era o maior exportador de cocaína do mundo.

Na Bolivia a cocaina também é usada como remédio e até mesmo como suplemento alimentar, os indios mastigam a folha para resistir melhor ao frio dos andes e conseguir enganar a fome. É legal plantar em áreas controladas pelo governo para este tipo de cosumo já que está enraizado na cultura do país.

Na foto, Lula e Evo Morales com colares feitos com folhas de coca, numa cerimônia na região do Chapare, centro produtor de cocaína e berço político de Evo Morales.

O presidente boliviano Evo Morales é um lider cocalero, ele começou sua vida política atuando em favor dos que plantam a cocaina para o consumo tradicional boliviano, mas depois que assumiu o governo quadruplicou a área destinada a plantação e não mostra nenhum tipo de controle sério do destino de tudo que é plantado nestas terras.

Com ajuda das FARC ele exporta esta cocaína principalmente para nós como consumidores e entreposto para a Europa e para os EUA via México.

De fato não há como um país como a Bolivia mandar tanta cocaina para cá sem que o governo tenha algum tipo de cumplicidade.


O pré-candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, afirmou que o governo boliviano é cúmplice das quadrilhas de traficantes locais, que enviam, segundo ele, 90% da cocaína produzida no país para ser consumida no Brasil. De acordo com Serra, é impossível que as autoridades bolivianas não saibam do envio desta quantidade da droga para o Brasil. As declarações de José Serra foram dadas durante entrevista ao programa "Se liga, Brasil", na Rádio Globo, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (26).

"A cocaína vem de 80% a 90% da Bolívia, que é um governo amigo, não é? Como se fala muito", ironizou o pré-candidato. "Você acha que a Bolívia iria exportar 90% da cocaína consumida no Brasil sem que o governo de lá fosse cúmplice? Impossível. O governo boliviano é cúmplice disto. Quem tem que enfrentar esta questão? O governo federal", declarou Serra.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário