A chinesa Sinochem Corp. venceu a concorrência por uma participação avaliada em US$ 3,07 bilhões em um campo petrolífero da Statoil no Brasil, informou a Statoil na sexta-feira (21), o que marca o segundo grande acordo de gás e petróleo na América Latina desde março.
A medida acontece no momento em que as estatais de energia da China buscam no mundo todo ativos de alta qualidade para ajudar a alimentar o crescimento econômico da terceira maior economia do mundo. Em novembro, a norueguesa Statoil afirmou que poderia reduzir sua participação de 100% no campo de Peregrino, na bacia de Campos.
"O desinvestimento é um passo natural em nosso esforço contínuo de otimizar nosso portfólio", disse o presidente executivo da Statoil, Helge Lund, em um comunicado.
A forte exposição da Sinopec ao setor altamente controlado de refino da China levou a empresa a se diversificar em projetos de exploração e produção no exterior, como no recente acordo de US$ 4,65 bilhões pela fatia da ConocoPhillips em um projeto no Canadá.
A Sinopec já tem presença no Brasil. Em abril, ela recebeu os direitos para desenvolver dois blocos petrolíferos na costa norte do país segundo um acordo fechado com a Petrobras.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário