domingo, 20 de junho de 2010

Colômbia: Juan Manuel Santos é eleito com 69% dos votos

Ótimo resultado para a Colômbia, Antanas Mockus também parecia bom, mas Santos pretende continuar o combate ferrenho às FARC, que seu partidário, Alvaro Uribe já vinha fazendo com êxito. Os narco-terroristas estão debilitados mas ainda não cairam, este novo governo deve continuar o combate até a aniquilação total da narco-guerrilha no país.


O candidato governista Juan Manuel Santos é virtualmente o novo presidente da Colômbia depois de conseguir 69,05% dos votos no segundo turno das eleições presidenciais deste domingo, com 99,8% das urnas apuradas, informou a Comissão Eleitoral.

O conservador obteve 8.958.667 votos (69,05%), enquanto seu rival, Antanas Mockus, somou 3.570.543 votos (27,52%). Foram contabilizados 443.395 votos em branco, entre 12.9972.605 válidos.
Santos, do Partido Social da Unidade Nacional (U, direita) substituirá a partir do próximo dia 7 de agosto seu mentor político, o presidente Álvaro Uribe, no poder desde 2002.

O dia caracterizou-se pela baixa participação eleitoral e pela violência, que custou a vida de sete policiais e quatro militares.
Segundo o representante da Comissão Eleitoral, Carlos Ariel Sánchez, apenas 13 milhões de pessoas votaram neste domingo, abaixo da média padrão de 29,9 milhões de eleitores.

Herdeiro de Uribe

Juan Manuel Santos foi o candidato indicado pelo presidente colombiano Álvaro Uribe. Ele é economista, administrador de empresas e jornalista. Fez pós-graduação na Escola de Economia de Londres e na Universidade de Harvard, além de ter sido bolsista da Fundação Fulbright na Escola Fletcher de direito e diplomacia e da Fundação Newmann de jornalismo, em Harvard.

Fonte: Terra


Nenhum comentário:

Postar um comentário