O Complexo do Alemão se estende pelos bairros de Inhaúma, Ramos, Bonsucesso, Olaria e Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Sua história começa logo depois da Primeira Guerra Mundial, o polonês Leonard Kaczmarkiewicz deixou a Polônia e adquiriu lotes na Serra da Misericórdia, uma região rural da Zona da Leopoldina. Não demorou para que o local ficasse conhecido como Morro do Alemão, em alusão as características físicas do proprietário. A ocupação no entanto, só começou em 1951, quando Leonard dividiu o terreno para vendê-lo em lotes.
A política de UPPs somente é eficaz para a comunidade já pacificada, na teoria é ótima, o poder militar sobe o morro e lá permanece. O problema no Rio de Janeiro são as armas que o tráfico possui, com a política de avisar com uma semana de antecedência a invasão evita-se o confronto que poderia acarretar riscos à população local, mas não se resolve o problema do armamento, que troca de lugar e continua sendo utilizado contra a polícia e nós, o povo.
O próximo governador deve manter a política de ocupações mas deveria usar um método diferente, não se pode querer dominar a favela em um dia, a comunidade deve ser sitiada com todas as saídas fechadas, o que estrangula o poder econômico do tráfico já que os viciados em drogas não vão querer ir a uma favela sitiada, e fazer pequenas incursões diárias para prender os criminosos e principalmente confiscar armamentos. Deve-se dar mais atenção a política de apreensão de armas do que a de prisão de criminosos, é mais difícil repor um fuzil do que um traficante, infelizmente, e o traficante sem o fuzil não oferece perigo.
O Complexo de Favelas do Alemão está se transformando num enclave de forças do tráfico de drogas, as armas de todas as favelas ocupadas foram para lá, os traficantes de áreas ocupadas também foram para lá, se já era difícil para a policia dominar o Alemão, acho que agora está caminhando para se tornar impossível de se resolver sem grande número de baixas entra a população civil e policiais.
Vimos na Jamaica a pouco tempo o que isso pode acarretar, áreas gigantescas são dominadas pelo tráfico, que confrontado com uma possível extradição de seu lider para os EUA, quase passou por uma guerra civil com ataques a postos policiais e morte de agentes do estado e civis. Podemos estar chegando a este ponto no morro do Alemão.
O complexo do Alemão está caminhando para se tornar uma espécie de Arraial de Canudos do século XXI e o traficante FB é o Antonio Conselheiro, devemos acabar com isto enquanto temos tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário