segunda-feira, 31 de maio de 2010

Brasil condena ataque a comboio humanitário em Gaza e determina providência para localizar brasileira


BRASÍLIA - O governo brasileiro condenou nesta segunda-feira o ataque de Israel contra um comboio de navios que levava ajuda humanitária a Gaza. A operação no Mediterrâneo matou ao menos dez pessoas. Em nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, o governo "considera que o incidente deva ser objeto de investigação independente, que esclareça plenamente os fatos à luz do Direito Humanitário e do Direito Internacional como um todo". O Embaixador de Israel no Brasil está sendo chamado ao Itamaraty para manifestar a indignação do governo com o incidente e a preocupação com a situação de uma brasileira que estava em uma das embarcações.

"Preocupa especialmente ao Governo brasileiro a notícia de que uma brasileira, Iara Lee, estava numa das embarcações que compunha a flotilha humanitária. O Ministro Celso Amorim, ao solidarizar-se com os familiares das vítimas do ataque, determinou que fossem tomadas providências imediatas para a localização da cidadã brasileira", diz a nota.

O governo instruiu a representante do país junto à ONU para a apoiar a convocação de reunião extraordinária do Conselho de Segurança das Nações Unidas para discutir a operação militar israelense.

Leia a nota na íntegra:

Nenhum comentário:

Postar um comentário