
A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, "condenou enfaticamente" o ataque da Coreia do Norte que afundou um navio de guerra sul-coreano durante uma rápida visita a Tóquio.
"Acho que é importante enviar uma mensagem clara à Coreia do Norte que ações provocativas têm consequências. Não podemos permitir que este ataque à Coreia do Sul fique sem resposta da comunicade comunidadeinternacional", disse Hillary. "Vamos determinar nossas melhores opções e enviar uma mensagem clara, inequívoca à Coreia do Norte sobre as preocupações da comunidade internacional e, mais especificamente, de seus vizinhos, sobre seu comportamento", completou.
Hillary, no entanto, preferiu não antecipar qual seria essa "forte resposta internacional" até consultar Pequim, que vê a situação como um problema entre as duas Coreias, e Seul, que parece inclinada a levar o conflito ao Conselho de Segurança da ONU.
Washington e Tóquio se mostraram nesta sexta-feira unidos contra Pyongyang ao início de uma viagem de Hillary pela Ásia, o que coincide com um aumento da tensão na península coreana e com uma crescente contestação na ilha de Okinawa (Japão) contra as tropas dos Estados Unidos.
Fonte: Último Segundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário