sexta-feira, 21 de maio de 2010

Operação da PF prende chefe de gabinete do governo do MT


A Polícia Federal prendeu na manhã desta sexta-feira Janete Riva, mulher do presidente da Assembleia Legislativa do Mato Grosso, José Riva (PP), o assessor do parlamentar do deputado Adilson José Figueiredo, o Conselheiro Tribunal de Contas Ubiratan Spinelli, seu filho, Rodrigo, o ex-secretário do Meio Ambiente do Estado do Mato Grosso Luis Henrique Chaves Daldegan, o ex-superintendente da pasta Afranio Migliari e o chefe de gabinete do Governo do MT, Sílvio Correa, durante uma operação realizada em cinco Estados contra a exploração ilegal de madeira, que teria causado danos de aproximadamente R$ 900 milhões ao meio ambiente.

Segundo a PF, a intenção é cuprir mais de 180 mandados de busca e apreensão e prisão preventiva em diversas cidades dos Estados do Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Rio Grande Sul e Espírito Santo. Até começo da tarde, 60 pessoas tinham sido detidas. A ação faz parte da Operação Jurupari que investiga a extração, transporte e comércio ilegal de produtos florestais na Amazônia mato-grossense. A quadrilha é acusada, entre outros crimes, de corrupção ativa e passiva, furto, grilagem de terras, falsidade ideológica e inserção de dados falsos em sistema de informática.

A Assembleia divulgou nota dizendo que a PF só esteve na Casa "com a finalidade exclusiva" de deter o assessor e que não foram feitas buscas no Legislativo.

O deputado José Riva declarou à imprensa que acredita que a Operação Jurupari tem um "viés político" e que sua esposa, Janete Riva não cometeu nenhum crime ambiental. Riva defendeu que nas fazendas dele e de sua esposa não foram cometidas infrações. Ele confirmou a extração de madeira, mas todas com manejo florestal.

Fonte: Terra


Nenhum comentário:

Postar um comentário