
O deputado estadual Rodrigo Dantas (DEM) pediu na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a metodologia utilizada pelo ISP (Instituto de Segurança Pública) na elaboração das estatísticas da violência do Estado.
Uma das razões que levou o parlamentar a pedir a CPI - a comissão foi protocolada no último dia 4 - foi uma reportagem do R7, publicada em 22 de abril, que mostra que o número de mortes por balas perdidas no Rio em 2009 pode ser o triplo da oficial. Pelo menos 24 casos em que houve mortes por balas perdidas são conhecidos publicamente, mas a estatística do ISP só informou oito.
O deputado diz desconfiar que muitos crimes não sejam contabilizados. Segundo ele, seis homicídios registrados em janeiro passado "sumiram" em fevereiro. De acordo com ele, os dados de janeiro indicavam 454 assassinatos. Entretanto, quando os números de fevereiro foram publicados, a planilha de janeiro mostrava 448 registros de homicídios dolosos, segundo o parlamentar.
Fonte: R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário